TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A NOVA TECNOLOGIA MAR-I

A MWM Motores Diesel , fabricante independente de motores diesel líder no Mercosul, lançou uma série de motores que atendem à legislação do Proconve MAR-I (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores para Máquinas Agrícolas e Rodoviárias - I), destinados aos segmentos AGRÍCOLA e de CONSTRUÇÃO.

O MAR-I, válido apenas para o Brasil, estabelece que as máquinas agrícolas e de construção atendam às normas de redução de emissão de ruídos e poluentes.

As principais melhorias da nova linha de motores, além do atendimento aos requisitos de emissões, são:

  • MAIS POTÊNCIA, DURABILIDADE E PERFORMANCE;
  • REDUÇÃO NO CONSUMO DE COMBUSTÍVEL;
  • TECNOLOGIA BRASILEIRA;
  • MOTORES MECÂNICOS E ELETRÔNICOS;
  • AUMENTO DA VIDA ÚTIL DO MOTOR;
  • ELEVAÇÃO DO TORQUE BACKUP;
  • AUMENTO NO INTERVALO DE TROCA DE ÓLEO;
  • MELHORA NO NVH (RUÍDO E VIBRAÇÃO).

VOCÊ SABE O QUE É PROCONVE?

O Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores) foi criado em 1986 pelo Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente),

por meio de resoluções que estabelecem diretrizes, prazos e padrões legais de emissões para diferentes categorias de veículos automotores.

Para os veículos leves e pesados, a fase 1 do Proconve deu-se a partir de 1989.

CONHEÇA MAIS SOBRE O PROCONVE MAR-I

De acordo com a Resolução Conama 433/2011, a fase MAR-I do Proconve é aplicável às novas máquinas agrícolas e de construção (rodoviárias),

nacionais e importadas. É uma legislação similar à norte-americana Tier 3 e à europeia Stage III A.

QUAIS SÃO OS GANHOS NAS EMISSÕES COM ESSA FASE DO MAR-I

A nova legislação MAR-I define os limites de emissões dos poluentes monóxido de carbono (CO), hidrocarbonetos (HC), óxidos de nitrogênio (NOx) e material particulado (MP).

Em comparação com motores não certificados ou não regulamentados, a redução da poluição de material particulado da fase MAR-I pode chegar a 85% e a de NOx a 75%.

AS MUDANÇAS NOS MOTORES MAR-I E NAS MÁQUINAS (AGRÍCOLAS E RODOVIÁRIAS)

Para atender aos limites da legislação, novas tecnologias serão empregadas nas máquinas agrícolas e de construção (rodoviárias), como:

 Controle Eletrônico de Injeção - Comum a muitos fabricantes, é uma tecnologia que, introduzida nos motores, garante maior pressão de injeção e melhor precisão no fluxo de combustível.

 Recirculação do Gás de Escapamento ou, em inglês, Exhaust Gas Recirculation (EGR) - Tecnologia pela qual o gás de escapamento retorna à câmara de combustão do motor, reduzindo a temperatura de combustão e a formação de óxidos de nitrogênio (NOx).

 Redução Catalítica Seletiva ou, em inglês, Selective Catalytic Reduction (SCR) - Nesta alternativa, um reagente líquido (Arla 32) é pulverizado no gás de escapamento, provocando uma reação química no catalisador que praticamente neutraliza a geração de NOx. Nos casos de utilização da SCR, pode haver um mecanismo de avaliação, conhecido como OBD (On-Board Diagnose), que identifica a presença de Arla 32 e também registra as falhas causadas pelo não uso do reagente.

COMO SERÃO O CONSUMO E O DESEMPENHO DAS MÁQUINAS MAR-I EM COMPARAÇÃO AO CONSUMO E DESEMPENHO ATUAIS?

Basicamente, espera-se um desempenho melhor das máquinas, principalmente em função das tecnologias incorporadas ao motor pela engenharia, tornando-o mais eficiente, isto é, permitindo um melhor controle da combustão, reduzindo a formação de poluentes e melhorando a performance.



Motor Série 10
Especificações 4.10 TCA 
Emissões MAR-I 
Configuração 4 em linha
Válvulas/cilindro 2
Cilindrada 4.3 litros
Diâmetro x Curso 103x129mm
Sistema de Combustão Injeção direta
Sistema de Injeção Mecânico
Aspiração Aftercooler
Potência 100cv (73,5kW)@2200rpm
120cv (88,2kW)@2200rpm*
Torque 320-430Nm (32,65-43,8kgf.m)@1500rpm
490Nm (49,9kgf.m)@1500rpm*
Peso Seco 425kg
Dimensões (A x C x L) 796 x 801 x 745mm
* Com EGR interno.

Motor Série 12 Série 12 Série 12 Série 12
Especificações 4.12 TCE 4.12 TCE 6.12 TCE 6.12 TCE
Emissões MAR-I  MAR-I  MAR-I  MAR-I 
Configuração 4 em linha 4 em linha 6 em linha 6 em linha
Válvulas/cilindro 2 4 2 4
Cilindrada 4.8 litros 4.8 litros 7,2 litros 7,2 litros
Diâmetro x Curso 105x137mm 105x137mm 105x137mm 105x137mm
Sistema de Combustão Injeção direta Injeção direta Injeção direta Injeção direta
Sistema de Injeção Eletrônico Eletrônico Eletrônico Eletrônico
Aspiração Aftercooler Aftercooler Aftercooler Aftercooler
Potência 120-190cv (88,2-147,1kW)@2200rpm 120-200cv (88,2-147,1kW)@2200rpm 180-280cv (132,4-205,9kW)@2200rpm 180-330cv (132,4-242,7kW)@2200rpm
Torque 480-700Nm (48,9-63,2kgf.m)@1300rpm 480-800Nm (48,9-85,6kgf.m)@1300rpm 670-1120Nm (68,3-114,2 kgf.m)@1300rpm 720-1320Nm (73,4-134,6kgf.m)@1300rpm
Peso Seco 490kg 490kg 620kg 620kg
Dimensões (A x C x L) 796 x 801 x 745mm 900 x 975 x 826mm 883 x 1118 x 771mm 910 x 1150 x 810mm

Motor Série 229 Série 229 Série 229 Série 229
Especificações 229-3 T / 229-3 TCA 229-4 T / 229-4 TCA 229-4 TCE 229-6 TCE
Emissões MAR-I  MAR-I  MAR-I  MAR-I 
Configuração 3 em linha 4 em linha 4 em linha 6 em linha
Válvulas/cilindro 2 2 2 2
Cilindrada 3,1 litros 4,2 litros 4,2 litros 6,2 litros
Diâmetro x Curso 105x120mm 105x120mm 105x120mm 105x120mm
Sistema de Combustão Injeção direta Injeção direta Injeção direta Injeção direta
Sistema de Injeção Mecânico Mecânico Eletrônico Eletrônico
Aspiração Turbo / Aftercooler Turbo/Aftercooler Aftercooler Aftercooler
Potência 65cv (88kW)@2200rpm
85cv (115,6kW)@2200rpm)*
80-100cv (58,8-73,5kW)@2200rpm
120cv (88,2kW)@2200rpm*
120-160cv (88,2-117,6kW)@2200rpm 150-230cv (110,3-169,1kW)@2200rpm
Torque 230Nm (23,45kgf.m)@1500rpm
340Nm (34,7kgf.m)@1500rpm*
320-400Nm (32,6-40,8kgf.m)@1300rpm
480Nm (48,9 kgf.m)@1300rpm*
480-640Nm (48,9-65,2kgf.m)@1300rpm 630-920Nm (64,2-93,8kgf.m)@1300rpm
Peso Seco 370kg 440kg 440kg 580kg
Dimensões (A x C x L) 1001 x 746 x 522mm 1039 x 874 x 544mm 1039 x 874 x 544mm 1045 x 1260 x 544mm
* Com EGR interno.