TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A NOVA TECNOLOGIA MAR-I
A MWM Motores Diesel , fabricante independente de motores diesel líder no Mercosul, lançou uma série de motores que atendem à legislação do Proconve MAR-I (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores para Máquinas Agrícolas e Rodoviárias - I), destinados aos segmentos AGRÍCOLA e de CONSTRUÇÃO.
O MAR-I, válido apenas para o Brasil, estabelece que as máquinas agrícolas e de construção atendam às normas de redução de emissão de ruídos e poluentes.
As principais melhorias da nova linha de motores, além do atendimento aos requisitos de emissões, são:
- MAIS POTÊNCIA, DURABILIDADE E PERFORMANCE;
- REDUÇÃO NO CONSUMO DE COMBUSTÍVEL;
- TECNOLOGIA BRASILEIRA;
- MOTORES MECÂNICOS E ELETRÔNICOS;
- AUMENTO DA VIDA ÚTIL DO MOTOR;
- ELEVAÇÃO DO TORQUE BACKUP;
- AUMENTO NO INTERVALO DE TROCA DE ÓLEO;
- MELHORA NO NVH (RUÍDO E VIBRAÇÃO).
VOCÊ SABE O QUE É PROCONVE?
O Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores) foi criado em 1986 pelo Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente),
por meio de resoluções que estabelecem diretrizes, prazos e padrões legais de emissões para diferentes categorias de veículos automotores.
Para os veículos leves e pesados, a fase 1 do Proconve deu-se a partir de 1989.
CONHEÇA MAIS SOBRE O PROCONVE MAR-I
De acordo com a Resolução Conama 433/2011, a fase MAR-I do Proconve é aplicável às novas máquinas agrícolas e de construção (rodoviárias),
nacionais e importadas. É uma legislação similar à norte-americana Tier 3 e à europeia Stage III A.
QUAIS SÃO OS GANHOS NAS EMISSÕES COM ESSA FASE DO MAR-I
A nova legislação MAR-I define os limites de emissões dos poluentes monóxido de carbono (CO), hidrocarbonetos (HC), óxidos de nitrogênio (NOx) e material particulado (MP).
Em comparação com motores não certificados ou não regulamentados, a redução da poluição de material particulado da fase MAR-I pode chegar a 85% e a de NOx a 75%.
AS MUDANÇAS NOS MOTORES MAR-I E NAS MÁQUINAS (AGRÍCOLAS E RODOVIÁRIAS)
Para atender aos limites da legislação, novas tecnologias serão empregadas nas máquinas agrícolas e de construção (rodoviárias), como:
Controle Eletrônico de Injeção - Comum a muitos fabricantes, é uma tecnologia que, introduzida nos motores, garante maior pressão de injeção e melhor precisão no fluxo de combustível.
Recirculação do Gás de Escapamento ou, em inglês, Exhaust Gas Recirculation (EGR) - Tecnologia pela qual o gás de escapamento retorna à câmara de combustão do motor, reduzindo a temperatura de combustão e a formação de óxidos de nitrogênio (NOx).
Redução Catalítica Seletiva ou, em inglês, Selective Catalytic Reduction (SCR) - Nesta alternativa, um reagente líquido (Arla 32) é pulverizado no gás de escapamento, provocando uma reação química no catalisador que praticamente neutraliza a geração de NOx. Nos casos de utilização da SCR, pode haver um mecanismo de avaliação, conhecido como OBD (On-Board Diagnose), que identifica a presença de Arla 32 e também registra as falhas causadas pelo não uso do reagente.
COMO SERÃO O CONSUMO E O DESEMPENHO DAS MÁQUINAS MAR-I EM COMPARAÇÃO AO CONSUMO E DESEMPENHO ATUAIS?
Basicamente, espera-se um desempenho melhor das máquinas, principalmente em função das tecnologias incorporadas ao motor pela engenharia, tornando-o mais eficiente, isto é, permitindo um melhor controle da combustão, reduzindo a formação de poluentes e melhorando a performance.